sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dados da Produção de Leite no Araripe

A região Nordeste é a terceira maior produtora de leite do país e o estado de Pernambuco ocupa a segunda posição dentre os estados do Nordeste ficando atrás  apenas da Bahia que lidera o ranking segundo o IBGE (IBGE/Pesquisa de Pecuária Municipal, 2008). No ranking de estados consumidores de leite, Pernambuco também ocupa o segundo lugar, de acordo com os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada pelo IBGE nos anos de 2008 e 2009. Essas informações demonstram o potencial da atividade no estado e a necessidade de uma atenção voltada para esse setor como forma de garantir os índices de crescimento da produção e a introdução do leite em novos mercados. Alguns municipios dessa região demonstram um potencial expressivo para a produção de leite e por isso é importante conhecer um pouco sobre esses municipios para identificar o comportamento dessa atividade em cada um deles.

Bodocó

Tendo como principal atividade a pecuária leiteira, o município de Bodocó aparece como 4º maior produtor de leite do estado, mostrando seu potencial através de projetos como o “Complexo Agroindustrial de Leite de Bodocó” que está sendo estruturado para abrigar um centro de beneficiamento de leite e dez queijarias. Este projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos da Prefeitura de Bodocó, em parceria com o Governo do Estado, Ad Diper, SENAI e SEBRAE.

Exu

O município de Exu possui um rebanho de bovinos de 43.000 cabeças, segundo dados do IBGE em 2009, e tem instalado no município um dos centros de beneficiamento de leite da industria de laticínios Bom Gosto. Com um potencial crescente para a atividade de produção de leite e derivados o município será alvo das ações de estruturação dessa cadeia, através das ações de empresas como o SEBRAE e SENAR entre outras. Nesse municipio está instalada uma industria de laticinios que recolhe e processa o leite de toda a região, porém os pequenos produtores reclamam da falta de uma politica de compra do leite onde se garanta uma demanda pelo produto e uma tabela justa de preços.

Granito

Pequeno município do Sertão Pernambucano com 6.857 habitantes, segundo dados do IBGE – 2010, possui vocação natural para pecuária tendo como atividades principais a bovinocultura de leite e a caprinovinocultura. O rebanho de bovinos é de 20.000 cabeças, segundo dados do IBGE – 2009, e a produção de média de leite é de 9.500 litros/dia o que caracteriza o potencial da atividade nesse município e sua necessidade de apoio para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade dos produtores. Nesse municipio a maior parte da produção de leite é utilizada para fabricação de queijo e este é vendido na feira livre do proprio municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário