sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dados da Produção de Leite no Araripe

A região Nordeste é a terceira maior produtora de leite do país e o estado de Pernambuco ocupa a segunda posição dentre os estados do Nordeste ficando atrás  apenas da Bahia que lidera o ranking segundo o IBGE (IBGE/Pesquisa de Pecuária Municipal, 2008). No ranking de estados consumidores de leite, Pernambuco também ocupa o segundo lugar, de acordo com os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada pelo IBGE nos anos de 2008 e 2009. Essas informações demonstram o potencial da atividade no estado e a necessidade de uma atenção voltada para esse setor como forma de garantir os índices de crescimento da produção e a introdução do leite em novos mercados. Alguns municipios dessa região demonstram um potencial expressivo para a produção de leite e por isso é importante conhecer um pouco sobre esses municipios para identificar o comportamento dessa atividade em cada um deles.

Bodocó

Tendo como principal atividade a pecuária leiteira, o município de Bodocó aparece como 4º maior produtor de leite do estado, mostrando seu potencial através de projetos como o “Complexo Agroindustrial de Leite de Bodocó” que está sendo estruturado para abrigar um centro de beneficiamento de leite e dez queijarias. Este projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos da Prefeitura de Bodocó, em parceria com o Governo do Estado, Ad Diper, SENAI e SEBRAE.

Exu

O município de Exu possui um rebanho de bovinos de 43.000 cabeças, segundo dados do IBGE em 2009, e tem instalado no município um dos centros de beneficiamento de leite da industria de laticínios Bom Gosto. Com um potencial crescente para a atividade de produção de leite e derivados o município será alvo das ações de estruturação dessa cadeia, através das ações de empresas como o SEBRAE e SENAR entre outras. Nesse municipio está instalada uma industria de laticinios que recolhe e processa o leite de toda a região, porém os pequenos produtores reclamam da falta de uma politica de compra do leite onde se garanta uma demanda pelo produto e uma tabela justa de preços.

Granito

Pequeno município do Sertão Pernambucano com 6.857 habitantes, segundo dados do IBGE – 2010, possui vocação natural para pecuária tendo como atividades principais a bovinocultura de leite e a caprinovinocultura. O rebanho de bovinos é de 20.000 cabeças, segundo dados do IBGE – 2009, e a produção de média de leite é de 9.500 litros/dia o que caracteriza o potencial da atividade nesse município e sua necessidade de apoio para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade dos produtores. Nesse municipio a maior parte da produção de leite é utilizada para fabricação de queijo e este é vendido na feira livre do proprio municipio.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cadeia Produtiva do Leite e Derivados no Sertão Pernambucano

Olá a todos!
Primeiro quero explicar o porque deste Blog. Eu trabalho na cidade de Araripina, uma das ultimas cidades do estado de Pernambuco, sou formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Negócios, mas hoje trabalho na área de agronegócios. No inicio foi um desafio, mas agora, ainda continua sendo um desafio. 
Em 2010 eu trabalhei num projeto de área de caprinos e ovinos e agora eu estou trabalhando num projeto de bovinocultura leiteira. Resolvi escrever sobre o assunto porque este foi um projeto criado por mim e ao trabalhar no desenvolvimento desse projeto eu fui estudando, pesquisando e acabei me envolvimento com este tema. Quando eu comecei a pesquisar sobre o assunto eu vi que existiam muitas fontes de dados mas que não existiam informações precisas sobre o comportamento dessa atividade aqui no Sertão Pernambucano e por isso me veio a ideia de criar um meio de comunicar a todos os interessados nesse assunto sobre o atual cenário da bovinocultura nessa região.
Espero que as informações que eu irei divulgar sejam úteis e que vocês me ajudem contribuindo com novas informações sobre esse e outros assuntos ligados a cadeia do leite e derivados!